21 nov

Telefonica Speedy Oficialmente Incompatível com Linux

Fabio Mazzarino - 21/nov/2010

Doses Diárias, Economia, Internet, Linux, Software Livre -

Regularmente, como quase todos os assinantes Telefonica Speedy, tenho que entrar em contato com a Telefonica para que o serviço volte a funcionar. Mas esta noite a informação que obtive foi excepcional e mereceu meu devido destaque.

Tudo começo no momento em que os servidores de DNS pararam de funcionar (poutz, que novidade). Durante a ligação do suporte a telefonista me informou que eu deveria estar utilizando sistema operacional MS Windows pois a Telefonica não dá suporte oficial a Linux. Cheguei a uma breve discussão com a atendente, mas acabei por providenciar outra máquina com MS Windows, afinal eu queria o problema resolvido.

Resolvido o problema fui no site da Telefonica passar esse papo de suporte. E qual não foi minha surpresa a encontrar a seguinte lista de requisitos mínimos:


  • Processador: 1,6 MHz
  • Mem. RAM: 512 MB
  • Espaço em Disco: 4 GB
  • Microsoft DirectX 9.0c
  • Microsoft Internet Explorer 6.0
  • Microsoft Windows XP
  • Placa de Rede 10/100

Note os requisitos em negrito (IE6, DX9 e WinXP). Com estes requisitos mínimos a Telefonica afirma, categoricamente, que não apoia nem garante, nenhum tipo de acesso que não utilize produtos Microsoft. Ou seja, se você usa Telefonica Speedy através de um Apple, Linux, ou mesmo  um dispositivo Android, ou até mesmo um simples roteador, não há nenhuma garantia da prestação de serviço. Mesmo que esteja funcionando hoje, não há garantias que irá funcionar amanhã.

“Mas que diferença isso faz? Eu sempre usei Linux no Speedy e nunca tive problemas!”

Isso faz muita diferença quando o assunto é descontinuidade do serviço. No caso de problemas legais, como uma reclamação no Procon, ou um processo judicial, a Telefonica pode afirmar que o usuário não cumpria os requisitos mínimos declarados para utilização do serviço. E esta afirmação pode muito bem ser aceita pelo juiz.

Note que a restrição só se aplica aos clientes residenciais. No site do Speedy Negócios a restrição simplesmente não existe.

De qualquer forma, se você usa Linux ou um roteador pra acessar Telefonica Speedy, você não tem base legal para reclamar. Portanto pode preparar o bolso e mantenha uma licença de Microsoft Windows a postos pro dia em que o serviço não funcionar (hoje a licença mais barata custa R$ 200). E não se esqueça que afirmar diante de um juíz que utiliza uma cópia ilegal do MS Windows pode lhe render um processo por pirataria.

Tags: , , , , , , ,

Comentários

3 Comentários to “Telefonica Speedy Oficialmente Incompatível com Linux”
gardenal:
novembro 22nd, 2010 às 8:57 am

o negócio é mudar de provedor…
poder escolher é ainda a melhor armar para a melhoria dos serviços oferecidos.


Rafael Masoni:
novembro 23rd, 2010 às 5:02 am

Esse serviço é uma vergonha.

Eu também usava Ubuntu há uns 2 anos atrás, antes de comprar meu Mac, e às vezes eu tinha que mentir, dizendo que estava usando Windows e limpando os cookies do IE pra que eles dessem prosseguimento ao atendimento — que era sempre uma falha deles, na “Central”.

Nos últimos meses, no entanto, recebi suporte para Mac. Parece que eles treinaram certa parte da equipe pra instruirem os clientes a fazerem os mesmos procedimentos — não menos imbecis, como limpar cookies, temporários, reiniciar e criar outra conexão — do Windows no Mac OS X.


Caio:
novembro 23rd, 2010 às 2:33 pm

É muita idiotice mesmo, parece que provedores são feitos por pessoas que trabalham com outra coisa que não computação.

Minha pergunta é: algum provedor suporta Linux? ¬¬


Deixe Seu Comentário

Pesquisar


Publicidade

  • Links

    • An error has occurred; the feed is probably down. Try again later.