9 abr

Telefonica Sofre Ataque de DoS

Fabio Mazzarino - 09/abr/2009

Doses Diárias, Internet, Segurança -

Turtle

A Telefonica, em nota oficial, admite publicamente que encontra problemas em sua rede, e que este problema é devido a ataques de Denial of Service (DoS) em seus servidores DNS. Atribuindo o problemas a agentes externos, fora de seu controle.

Este tipo de problema pode causar a impressão de lentidão para usuários comuns, gerando o volume de reclamações que vem sendo encontrado desde o último domingo.


O ataque de Denial of Service, ou Negação de Serviço, é feito através do excesso de requisições em um serviço, sobrecarregando a conexão e o processamento da máquina, ou conjunto de máquinas, em questão.

No caso do ataque sobre servidores de DNS, o usuário final acaba encontrando problemas para converter endereços (por exemplo www.uol.com.br) em endereços IPs (por exemplo 200.98.249.120). A impressão que se dá é que não existe conexão, quando na verdade a conexão existe, mas a comunicação se dá somente após a conversão.

O UOL está orientando os usuários a utilizarem servidores DNS alternativos, resolvendo o problema temporariamente. Veja aqui como.

Já existem relatos de pessoas que alteraram o DNS e conseguiram navegar sem problemas. Porém, considerando que os clientes se configuram através de PPPoE, por que motivo a Telefonica simplesmente não altera as configurações dos servidores?

Tags: , , ,

Comentários

6 Comentários to “Telefonica Sofre Ataque de DoS”
Marcello Correa:
abril 9th, 2009 às 5:20 pm

Provavelmente porque eles estão sobrecarregados e estão usando essa desculpa de ataque DDOS para encobrir o fato que estão com a capacidade de Banda em SP saturada, e que não vão investir mais em infraestrutura, ou seja os usuários podem esperar esse tipo de problema mais e mais vezes, agora que eles já arrumaram uma desculpa esfarrapada!


gardenal:
abril 10th, 2009 às 1:40 am

será q tem a ver com aquele bug q descobriram em várias versões do bind e outros, q era grave?


felco:
abril 10th, 2009 às 8:39 am

Bind? A telefonica deve usar DNS do Win2K server brother… rsrsrs

Dizem que a Telefonica compro uns Cisco pirata que vem com Backdoor de presente. lol


Alexandre Y. Harano:
abril 10th, 2009 às 2:32 pm

Marcello: Certeza que é isso!

Fabio: Qual a vantagem de usar DNS de ISPs brasileiras? No primeiro dia que começou a dar esse problema, troquei o DNS do roteador de casa para o OpenDNS. Mas continuo com a pergunta: existe alguma vantagem relevante?


Fabio Mazzarino:
abril 12th, 2009 às 9:16 pm

Alexandre:

Existem dois motivos pra vc utilizar o DNS da própria Telefonica:

1. VELOCIDADE – estando o servidor DNS na rede da própria Telefonica vc será roteado mais rapidamente, evitando o tráfego de fora da rede e roteamentos desnecessários.

2. POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA – ao manter o tráfego de DNS dentro da rede, vc está colaborando para evitar o tráfego geral da internet, já que os servidores DNS se valem de cache para aumentar a velocidade das pesquisas e para evitar tráfego de rede desnecessáiro


Tecnologia, Marketing e Design de Internet:
abril 16th, 2009 às 8:09 am

Solução para Problema de DNS da Telefônica…

A grande maioria dos internautas do Estado de São Paulo depende do Speedy para acessar à internet, que está com problemas ao acessar sites. Isso ocorre porque os DNS da Telefônica, atualizado meses atrás, deixou o serviço pior do que já era.
Pro…


Deixe Seu Comentário

Pesquisar


Publicidade

  • Links

    • An error has occurred; the feed is probably down. Try again later.