27 mar

Empresas Enxergam o Hype do AJAX

Fabio Mazzarino - 27/mar/2008

Doses Diárias, Internet, Programação -

 AJAX

Segundo notícia no IDGNow! muitos usuários corporativos (não se diz a portcentagem)estão insatisfeitos com suas aplicações RIAs (Rich Internet Application), cujo carro chefe é a tecnologia AJAX. conforme pesquisa efetuada pela Forrester Research.

Segundo a pesquisa um dos grandes problemas é o fato de boa parte do processamento se manter no servidor, exigindo frequentes acessos ao servidor demandando um tempo maior para renderizar páginas com muitas informações


Na verdade esta notícia vem confirmar o hype que se formou em torno do AJAX recentemente, com aplicações web feitas inteiramente utilizando esta tecnologia, muitas vezes sem necessidade, só pelo hype de utilizar a tecnologia do momento.

A insatisfação destas empresas é a mesma que hoje toma conta das que apostaram no Second Life, empreendimento em baixa no Brasil, com empresas insatisfeitas com os milhões investidos no ambiente virtual.

Longe de querer decretar a morte ou inviabilidade técnica ou comercial das tecnologias. Cada tecnologia tem seu uso, e não existe uma tábua de salvação para todos os males. Existem ótimos exemplos de aplicações AJAX que se sustentam muito bem com qualidade e que dificilmente alcançariam tal qualidade utilizando outras tecnologias, GMail sendo um bom exemplo disso.

As empresas hoje insatisfeitas aderiram a tecnologia sem antes avaliar corretamente quais as reais vantagens que traziam sobre as demais opções, esquecendo-se de que sempre existem revezes e desvantagens, por menores que sejam.

Quem me dera ter tido a coragem de falar que o AJAX não é a solução para todos os problemas há algum tempo atrás quando percebi isto.

Tags: , , , , , ,

Comentários

4 Comentários to “Empresas Enxergam o Hype do AJAX”
Micael:
março 28th, 2008 às 10:31 am

estranho, por que o ajax faz menos requisições. O problema é migrar uma aplicação desktop, que faz diversas consultas para web.

Mesmo não usando ajax ficaria complicado.


Bruno Guedes:
março 28th, 2008 às 10:40 am

Eu sabia que AJAX não era coisa boa… nada que sobreviva puramente de Javascript pode ser coisa boa.

Ainda bem que viram o erro. Agora vamos ver se consertam.


Fabio Mazzarino:
março 28th, 2008 às 3:23 pm

Micael:

Na verdade o ajax faz menos requisições em algumas situações. Dependendo da aplicação você acaba gerando uma quantidade desnecessariamente grande de requisições.

Não estou falando que ajax é ruim. Mas sim que não é a solução para todos os problemas.

Cada técnica na sua praia.


gardenal:
abril 6th, 2008 às 12:53 am

na verdade o problema é definir um arquitetura compatível com a realidade.
Numa intranet, provavelmente seria tão boa qto outra qq, até mesmo gerar páginas de 200Kb ou mais. Mas isso complica na web.
A idéia do ajax inova em vários aspectos e acredito q, independente da tecnologia por trás, é uma tendência q não tem volta.


Deixe Seu Comentário

Pesquisar


Publicidade

  • Links

    • An error has occurred; the feed is probably down. Try again later.